O Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO é um evento científico que realiza a sua quarta edição em outubro de 2017, na cidade de Fortaleza-CE, com apoio do CNPQ e da CAPES. O objetivo do encontro é realizar, com periodicidade anual, um encontro entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação e demais interessados em discutir sobre a Educação, História da Educação e Formação de Professores.
O SEPEMO emergiu de um grupo de pesquisa de mesmo nome "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - PEMO institucionalizado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e chancelado pelo CNPQ, que já se encontrava envolvido em estudos e debates relacionados à temática, e possuía o interesse em disseminar o conhecimento produzido, bem como de socilializá-lo com outros profissionais de diferentes grupos de pesquisas, professores da Educação Básica e estudantes, de diversas regiões, afim de efetivar um momento profícuo de troca de saberes.
Fomentar o ensinar e o aprender, num intercâmbio de práticas educativas desenvolvidas no ofício da atividade docente e na formação acadêmica, possibilita educandos e educadores o aprofundamento de estudos e o desenvolvimento de habilidades profissionais. Por este motivo, o IV Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, com a temática Docência e Formação: Percursos e Narrativas, promove a disseminação de pesquisas e relatos de experiências por meio da apresentação dialogada de estudos realizados por estudantes, professores e pesquisadores.
O IV SEPEMO enseja continuidade as discussões realizadas por ocasião das suas três edições anteriores, a saber: III SEPEMO, em 2016, empreendido em Fortaleza-CE, com a temática "Educação, Memórias e Narrativas"; II SEPEMO, em 2015, desenvolvido em Terezina-PI, com a temática "(auto)biografia e formação docente"; e o I SEPEMO, em 2014, realizado no Maciço de Baturité, com a temática "Teologia, História e Educação na Contemporaneidade".
Como produto de cada SEPEMO, é publicado um livro pela Coleção Práticas Educativas chancelada pela EdUECE com os textos oriundos das conferências dos professores palestrantes e um livro digital de anais (com ISSN) com os artigos e resumos aprovados dos demais participantes pesquisadores que obtiverem parecer favorável dos doutores pareceristas avaliadores.
Bem-vind@s ao IV SEPEMO!